Sobre o Curso

ÁREA
Metalmecânica - Mecân

CARGA HORÁRIA
800 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Luiz Massa"
Av Dr. Jaime de Almeida Pinto,1332 - Jardim Reflorenda | Botucatu CEP: 18605-318

TELEFONE
14 3811-3600

E-MAIL
senaibotucatu@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Bombas, Motores, Compressores e Equipamentos de Transmissão tem por objetivo proporcionar qualificação profissional para a realização da manutenção corretiva e preventiva em conjuntos mecânicos de máquinas e equipamentos, em conformidade às normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, de meio ambiente e de qualidade.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
Ter concluído o Ensino Fundamental; ter idade mínima de 14 anos completos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos e ser aprovado no processo de seleção.;

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: 40 horas
Comunicação; Técnicas de intelecção de textos; Parágrafo; Descrição técnica;
Documentação técnica; Editor de texto.

CIÊNCIAS APLICADA À MANUTENÇÃO: 40 horas
Operações básicas de matemática; Elementos de geometria; Regra de três simples; Grandezas físicas; Máquinas simples; Planilha eletrônica.

DESENHO TÉCNICO: 80 horas
Desenhos técnico e artístico; Figuras e sólidos geométricos; Projeção ortogonal; Perspectiva isométrica; Cortes; Cotagem; Escalas; Acabamento superficial; Tolerância; Desenho de conjunto.

FUNDAMENTOS DA MECÂNICA: 120 horas
Classificação dos materiais; Processo de obtenção do ferro gusa e ferro fundido;
Materiais ferrosos e não-ferrosos; Processos de fabricação; Elementos de fixação; Elementos de apoio; Manutenção; Lubrificação; Segurança na manutenção; Ferramentas manuais; Montagem e desmontagem de mancais de rolamentos; Meio Ambiente.

AJUSTAGEM APLICADA À MANUTENÇÃO: 120 horas
Fluidos; Moto esmeril; Afiação; Furação; Ajustagem; Instrumentos; Sistema de medidas; Medição de tolerância geométrica; Segurança na operação de máquinas.

HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA: 80 horas
Hidráulica; Acessórios; Fluidos hidráulicos; Bombas; Atuadores; Válvulas hidráulicas; Circuitos hidráulicos; Pneumática; Ar comprimido; Atuadores pneumáticos; Tecnologia do vácuo; Válvulas pneumáticas; Circuitos pneumáticos; Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO: 320 horas
Procedimentos de preparação para intervenção; Documentação técnica; Ferramentas elétricas; Travas e vedantes químicos; Elementos de vedação; Elementos de apoio; Elementos de transmissão; Instrumentos; Medição de tolerância geométrica; Alinhamento de eixos; Dispositivos para movimentação de carga; Bombas; Redutores; Compressores; Recuperação de roscas; Mancais de rolamentos; Válvulas de redes industriais; Normas de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente; Lubrificantes líquidos; Lubrificantes pastosos; Aplicação dos lubrificantes; Armazenagem, manuseio e transporte dos lubrificantes; Plano de lubrificação; Contaminação dos lubrificantes; Filtragem.