Sobre o Curso

ÁREA
Metalmecânica - Mecân

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Luiz Massa"
Av Dr. Jaime de Almeida Pinto,1332 - Jardim Reflorenda | Botucatu CEP: 18605-318

TELEFONE
14 3811-3600

E-MAIL
senaibotucatu@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial - Mecânico Montador de Estruturas de Aeronaves tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional na produção de peças e estruturas de aeronaves buscando a melhoria contínua e seguindo procedimentos, normas técnicas, de qualidade, do meio ambiente e de saúde e segurança do trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
O candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental, ter idade mínima de 16 anos completos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos e ser aprovado no processo de seleção. ;

turmas disponíveis

Programação do Curso


Comunicação em Multimeios - 80 horas
Processo de comunicação; Parágrafo; Técnicas de intelecção de textos; Dissertação; Descrição técnica; Documentação técnica; Manuais técnicos; Pesquisa bibliográfica; Técnicas de oralidade; Apresentação oral.

Desenho Técnico - 120 horas
Fundamentos de desenho técnico; Elementos de geometria; Acabamento de superfície; Desenho de conjuntos; Desenho técnico aeronáutico; Desenho assistido por computador.

Fundamentos da Elétrica - 120 horas
Energia elétrica; Grandezas fundamentais da eletricidade; Leis da eletricidade; Instrumentos; Diagrama elétrico; Circuito elétrico; Resistores; Diodos; Fios e cabos; Terminais; Montagem elétrica; Normas e procedimentos.

Fabricação de Peças Primárias de Aeronaves - 320 horas
Conjuntos numéricos; Sistema de coordenadas; Medidas físicas; Materiais metálicos; Materiais não metálicos; Corrosão; Traçagem; Corte; Furação; Usinagem; Rebarbação; Serras; Conformação; Acabamento; Instrumentos de medição e verificação; Erros de medição; Sistema de tolerâncias e ajustes ISO; Programa de Eliminação de Objetos Estranhos - FOE; Tratamento térmico; Escareamento; Metalização; Inspeção; Rastreabilidade.

Fundamentos de Aeronáutica - 80 horas
Histórico da aeronáutica; Cultura aeronáutica de prevenção; Fabricação de aeronaves; Aerodinâmica; Resíduos da montagem de aeronaves.

Princípios de Tecnologia da Informação - 80h
Computadores e mobile; Indústria 4.0; Internet; Aplicações web e aplicativos; Editor de texto;
Interação digital; Tipos de apresentação; Planilhas eletrônicas; Banco de dados.

Montagem de Conjuntos Estruturais de Aeronaves - 480 horas
Recebimento de materiais; Preparação para montagem de estruturas; Furação; Metalização; Selagem; Cravação; Torque; Freno; Lacre; Controle dimensional; Inspeção; Embuchamento; Mancais de rolamentos - rótulas; Logística de materiais; Documentação de produção; Normas e procedimentos.

Instalação de Conjuntos Elétricos, Mecânicos e Hidráulicos em Aeronaves - 240 horas
Técnicas de instalação de equipamentos; Redes de distribuição hidráulica; Testes de funcionamento hidráulico e pneumático; Cablagens; Conectores; Testes em sistemas elétricos; Cabos de comandos; Inspeção; Normas técnicas e regulamentadoras.

Qualidade de Processos - 80 horas
Qualidade; Fluxograma do processo; Mapa de Fluxo de Valor ? VSM; Ferramentas da qualidade; Indicadores de desempenho - KPI; Dispositivo Poka Yoke.